terça-feira, 30 de novembro de 2010

Portal dos Professores de EJA, fala sobre a Coleção Cadernos de EJA

http://eja.sb2.construnet.com.br/


Processo de produção dos Cadernos do Professor e dos Alunos, para construir referências pedagógicas capazes de apoiar o desenvolvimento de Programas de EJA em todo o Brasil, confirmou a necessidade de disponibilização de materiais de referência ao trabalho realizado por educadores do país.

O Portal EJA foi desenvolvido e apoiado pelo MEC/FNDE, sob a Coordenação Técnica da Unitrabalho, os Cadernos se tornaram sucesso absoluto pela participação de professores de várias universidades e centros de educação em sua formulação e também pela repercussão no meio acadêmico e educacional.

A tiragem prevista para edições impressas será sempre limitada diante da grande demanda por materiais didáticos em todo o território nacional, especialmente para Programas de Educação de Jovens Adultos.Para ampliar esse acesso, surgiu a idéia do Portal EJA na Internet. Agora, a tiragem torna-se ilimitada e pode atender outras demandas, pela iniciativa de educadores em qualquer área urbana ou rural do país, via internet. Todos os que se cadastrarem no Portal poderão fazer downloads de textos e os professores que solicitarem poderão acessar os Cadernos do Professor, que oferece inúmeras atividades pedagógicas a partir dos textos dos Cadernos dos Alunos.


Qual a principal intenção de criar um Portal dedicado à EJA

A idéia foi disponibilizar todo o conteúdo dos Cadernos de EJA e, ao mesmo tempo, prover o ambiente da educação brasileira de ferramentas de interatividade capazes de multiplicar o acesso ao material produzido e a incentivar novas produções.

A partir da criação de um Portal EJA na Internet, dedicado à distribuição dos cadernos e à manutenção do esforço de produção de referências para a Educação de Jovens Adultos no Brasil, será possível perpetuar o trabalho empreendido até aqui e promover a realimentação continua de referências educacionais, por todos os que se dispuserem a participar desse grande esforço nacional pela educação para todos.

Objetivos:

Oferecer acesso personalizado de todos interessados a todos os materiais didáticos já produzidos e organizados pelo Projeto Cadernos de EJA, coordenado pela Rede UNITRABALHO em parceria com o MEC/FNDE. O Portal EJA na Internet permite o envio e publicação de novos textos e novas atividades para textos existentes e para aqueles que ainda estão por vir. A idéia é criar um espaço de colaboração permanente entre os educadores e, assim, multiplicar as possibilidades educacionais para jovens adultos. E incentivar a consolidação de uma “comunidade de EJA” no Brasil, composta por professores, diretores de escola, técnicos em educação, profissionais da educação dos governos e até mesmo alunos, a partir da interação com o material já existente e outros que ainda serão produzidos pela comunidade.

Conteúdo:

Estão disponíveis os 13 Cadernos de Aluno e seus 13 Cadernos do Professor correspondentes à versão impressa. São quase 400 textos diferentes para serem usados como material de leitura e trabalho em sala de aula e mais de 1000 atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas usando esses textos. O portal também apresenta notícias, orientações padagógicas ao professor e formulário para que os próprios professores elaborem e enviem suas atividades e textos.


O acesso ao Portal EJA é gratuito e permitido para todos os que se interessam pela Educação de Jovens Adultos no Brasil e no Exterior. Para conhecer o material, o internauta só precisa acessar o endereço www.eja.org.br e navegar pelas áreas abertas ao público, sem necessidade de nenhum cadastro. Para ver o conteúdo pedagógico, o internauta terá que se auto-cadastrar no Portal.


Todas as atividades encaminhadas serão analisadas por um grupo de pedagogos do Portal EJA antes de serem disponibilizadas ao público. O tempo de análise pode variar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário